quarta-feira, fevereiro 18, 2009

O anormal

Na sequência do chorrilho de asneiras que regurgitou na Figueira, o cardeal Saraiva Martins garantiu que os homossexuais não são normais. Tem todo o direito a pensar dessa forma, afinal a liberdade de pensamento é um direito. E por isso eu também tenho o direito de pensar que quem abdica da sua sexualidade para se dedicar à religião não é normal.

César

Ouço na RTP-N o cardeal Saraiva dizer, entre outras cavalidades e aleivosias, que o Estado devia permitir que a Igreja colaborasse na elaboração das suas leis. Pois eu acho que a Igreja devia permitir que o Estado colaborasse na elaboração dos seus cânones. Que tal, senhor cardeal?

sábado, fevereiro 14, 2009

Mumtaz

Embora os meus conhecimentos de Árabe sejam ainda incipientes, já me começa a ser possível confirmar o que alguns árabes há muito me diziam: nas reportagens feitas pelas canais noticiosos ocidentais nas ruas da Palestina, Iraque e outras paragens, às vezes o que de facto é dito e o que depois aparece nas legendas não tem qualquer relação. Há pouco ouvia uma assustadora reportagem sobre os meandros da Jihad Islâmica na Palestina, e, entre outras coisas, apanhei um "mumtaz" ("excelente") traduzido como "continua", ou um "yahûd" (judeus) traduzido como Israelitas. São pormenores sem grande importância, e o segundo exemplo até é comum na nossa comunicação social. Mas todos sabemos a importância dos pormenores e das pequenas alterações de sentido no contexto dos conflitos internacionais. E, repito, o meu Árabe ainda é incipiente, e não me permite perceber mais alterações deste género ou piores.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Acabar bem o dia . 05


Claudio Monteverdi (1567-1643), Il Lamento della Ninfa
Hespèrion XX, Jordi Savall


Ilustração: Francesco Albani - Adónis levado a Vénus por Cupidos (pormenor)

Ter ouvido isto, já lá vão uns 15 anos, ao vivo, com estes mesmos intérpretes, na Academia das Ciências de Lisboa mudou a forma como encarava a música de Monteverdi.