sexta-feira, agosto 28, 2009

quarta-feira, agosto 26, 2009

Das ralações de D. Sebastião

[Os que tenham a desdita de não saber Latim não desesperem: a tradução está lá em baixo.]

«Post Sebastiani pulchram, & generosam mortem, quem hodie non pauci somniant superstitem, & regnaturum; plurimi in variis mundi locis conturbauerunt Lusitanorum animos nomine mentito Sebastiani. Inter reliquos, celebrior Madrigalensis quispiam; qui, postea conuictus, condemnatur. Regi defuncto erat simillimus faciei constitutione, & membrorum dispositione organica; prae se ferebat tamen aetatem maiorem quam deberet, si fuisset reuera Sebastianus. Species vultus fracta quodammodo apparebat: hoc populus attribuebat laboribus, sed non aetati. Vere fefellit plurimos; quia Sebastiani Confessario (hic enim sententiae vltimae rigori subiacuit) instruente, secretissima arcana Regni percallebat, & omnes eius actiones simia ignobilis imitabatur. Examinatus de rebus minutissimis, quas Philippus Prudens cum Sebastiano egerat Guadalippi, ostendit se pollere memoria felicissima: addebat circumstantias quarum Philippus immemor; sed, examine adhibito, repertae verae. Ceterum ab aliquibus Madrigaliae ciuitatis incolis tandem cognitus, confessus est, se ambitione regnandi ductum acquieuisse instructioni Regii Confessarii, & Sebastiani difficilem vere personam, sed tragice, simulauisse. Instructor capitur; qui aperte exposuit, qua inficiebatur, inuidiam atque maleuolentiam, non solum in Philippus Prudentem, sed etiam in omnes Castellanos. Bifariam erat proditor in hoc facinore. Volebat primo turbare Lusitaniam, & eliminare, imo delere Hispanos; secundo, Antonium accersire, vt, fictione detecta, iterato discrimine clauum teneret Portugalliae.»

Juan Caramuel Lobkowitz
Philippus prudens Caroli V. Imp. Filius Lusitaniae Algarbiae, Indiae, Brasiliae legitimus rex demonstratus
Livro I, p. 77.
Edição de 1639.


Quem é como quem diz, em linguagem:

«Após a honrosa e generosa morte de Sebastião, o qual hoje não poucos sonham que vive e há-de reinar, muitos, em várias partes do mundo, agitaram os espíritos dos portugueses, com o falso nome de Sebastião. Entre outros, o mais conhecido foi um tal de Madrigalense, que, mais tarde desmascarado, é condenado. Era muito parecido com o falecido Rei, na constituição da cara e na disposição dos membros. Contra si tinha, no entanto, a idade, maior do que deveria, se de facto fosse Sebastião. A cara tinha um aspecto de certa maneira enrugado. O povo atribuía isso às ralações, não à idade. A verdade é que enganou muitos, pois instruindo-o confessor de Sebastião (esse, na verdade, foi submetido ao rigor da sentença capital), sabia muito bem os mais secretos arcanos do Reino, e, ignóbil macaco, imitava todas as suas acções. Examinado sobre coisas muito miúdas que Filipe o Prudente tratara com Sebastião em Guadalupe, mostrou-se dotado de uma memória riquíssima: acrescentava circunstâncias das quais Filipe não se recordava, mas que, tendo sido examinadas, se acharam verdadeiras. Porém, tendo sido por fim reconhecido por alguns habitantes da cidade do Madrigal, confessou que havia consentido na instrução do confessor régio levado pela ambição de reinar, e que imitara verdadeira mas tragicamente a difícil pessoa de Sebastião. O que o instruiu foi preso. Este revelou abertamente o ódio e a malevolência de que estava impregnado, não só contra Filipe o Prudente, mas ainda contra todos os castelhanos. Era duplamente traidor: queria, em primeiro lugar agitar Portugal, e eliminar – mais ainda: destruir os espanhóis; e, em segundo lugar, chamar António, para, revelada a ficção, com renovada contenda tomar o leme de Portugal.»

Pagamento Especial por Coerência

Diz que o programa do PSD prevê o fim do Pagamento Especial por Conta. Resta saber porque raio a Manuel não acabou com ele quando era Ministra das Finanças, se já então o achava injusto (a não ser que tenha mudado de ideias radicalmente). De qualquer forma, esta e outras promessas de reduzir impostos devem ser tão verdadeiras como o "choque fiscal" de 2002, que, apesar de a situação encontrada ser melhor do que a propalada na campanha, ficou na gaveta, assistindo-se pelo contrário a uma subida de impostos.

terça-feira, agosto 25, 2009

Figo


O Figo vota PS. Eu sempre gostei deste rapaz.

Da coerência

O ocupante do Palácio de Belém promulgou a lei que alarga a escolaridade obrigatória até aos 12.º ano. A esquerda votou a lei, como seria desejável. A direita absteve-se. Podia ser apenas mais um sintoma de que a direita está pouco interessada no melhoramento do país, se isso significar melhorar o acesso à educação e à cultura. Mas é mais do que isso: é sinal de incoerência e, como é costume, de fazer na oposição o oposto que fez no governo. É que o governo PSD-CDS liderado pelo Durão Barroso, e de que Manuela Ferreira Leite era o n.º 2, tinha anunciado com tremenda pompa e circunstância que ia alargar a escolaridade até ao 12.º ano - o que, pelos vistos, era mentira. No entanto agora, poucos anos depois, abstêm-se os dois partidos. Seria motivo para dizer que há mistérios insondáveis, não fosse o PSD há muito nos ter habituado a dizer uma coisa hoje e o seu oposto amanhã, desde que sirva os seus interesses eleitorais mais imediatos.

sábado, agosto 22, 2009

Never mind

Dantes quando eu entrava no meu quarto havia em cima da mesa de cabeceira um Joyce, um Dostoiévski, eu sei lá, um Camilo, um Eça, um Gógol, um Borges. Agora mesmo, ao deitar-me, entornei como habitualmente a mão em cima da dita mesa de cabeceira, para pescar o Lawrence ou o Camilo (ando a namoriscar os dois), e em vez disso saem-me estes, que o Manuel tratou de lá plantar esta tarde, para eu lhos ler (já tentei Joyce e até D. Francisco Manuel de Melo, mas ele não se comoveu).

O mais preocupante nisto tudo é que saí da cama para vir até aqui escrever isto.

sexta-feira, agosto 21, 2009

Da banha da cobra


Ministra de Estado e das Finanças do governo PSD/CDS (2002-2004), Manuela Ferreira Leite vem agora dizer que se for governo não só não aumenta impostos, como até os reduz. Para quem não tem memória curta, trata-se da mesma senhora que era responsável pelas Finanças de um governo que assim que entrou em funções se pôs a aumentar o IVA, depois de prometer um famoso "choque fiscal".

É certo que alegaram que a situação que encontraram os obrigou a mudar de ideias. E tinham razão: nos cartazes de propaganda afirmavam que o défice era de 5% (vá-se lá saber baseados em quê...), e o que encontraram era de 4,5%. Nunca ficou foi muito bem explicado como é que iam baixar impostos com um alegado défice de 5%, mas ao encontrarem um de 4,5% tiveram de os aumentar.

Portanto das duas uma: ou o PSD e a sua líder virgem ofendida estão de novo a mentir e a apostar na memória curta, ou então decidiram que isso de controlar o défice já não é prioritário. De outra maneira não estou bem a ver qual é o objctivo desta promessa. A não ser que a MFL pretenda, se for governo, fazer o mesmo que fez quando foi governo pela última vez: aumentar impostos e vender o património do Estado, para no fim o défice ficar muito mais elevado do que quando ela tomou posse.

O Príncipe

«Es prudencia (aconsejada ya del Espiritosanto) recelar tal vez, del hijo, y mirar al subdito; porque el Principe, ó es bueno, ó malo, ó no es malo, ni bueno: si es bueno, es formidable a los malos, y de esso aborrecido: si es malo, es enojoso a los buenos, y por esso desamado: si ni bueno ni malo, ni es temido, ni es querido, de malos, ni buenos.»


Dezengaños offrecidos al Catolico Principe D. Phelippe el IV. Rey de Castilla, en razon del intento injusto con que sus Ministros procuran en Roma impedir applauzos al recebimiento de la embaxada del Serenissimo Principe D. Juan el IV natural, y ligitimo Rey de Portugal dedicados, y consagrados a la Alteza Serenissima del Señor D. Theodozio Principe Heredero de las Coronas de Portugal, Algarves, y sus conquistas Señor nuestro / por Juan Monis de Carvalho Abbad de la Iglezia Parrochial de Revoredo, Commissario del S. Officio de la Inquisicion, Jues commissario de la S. Cruzada, y Vicario General en la comarca de Valencia, Arçobispado de Braga.
Antuérpia, 1642.

quinta-feira, agosto 20, 2009

A Idade de Ouro

«E deuese fazer mençaõ, do que se escreue na chronica de S. Francisco, que o santo hauia profetizado, q hauia de hauer separaçam para sempre das Coroas de Portugal, & Castella, & de outra profecia de S. Frey Egidio da Ordem de S. Domingos, que diz o seguinte. Portugal priuado de seus Reys gemerà por algũs tempos, mas sendolhe Deus propicio, serà restaurádo, quando menos se espere, Africa serà vencida, cahirá o Imperio Othomano, a Terra santa se recuperará, renouarsehá a idade de ouro, & auera paz uniuersal.»

Manifesto do Reyno de Portugal, presẽtado a Santidade de Urbano VIII. N. S. pelas tres nações, portuguesa, francesa, catalan em que se mostra o direito com que el Rey Dom João IIII. Nosso Senhor possue seus Reynos, & Senhorios de Portugal, e as rezões, que ha para se receber por seu Embayxador o Illustrissimo Bispo de Lamego: dividido em doze demonstraçoẽs: traduzido de italiano em portuguez, Lisboa, 1643
(pp. 28)

O fundamento


«Com toda a verdade se conta que elRey de Portugal D. Affonso Henriquez no Campo de Ourique, estãdo para dar a batalha a innumerauel multidam de Mouros, hum Hermitam insigne em santidade, como precursor do proximo aparecimento de Cristo nosso senhor veyo ter com elle, & lhe disse estas palauras. Sois amado de Deus, porque sobre vòs tem posto os seus olhos de misericordia, & depois de vós em vossa descendencia, atè a decima sexta geraçam, na qual se adelgaçarà a descendencia, mas a esta adelgaçada voltarà os seus olhos, & verà.
[...]
Computandose bem a geraçam delRey Affonso Henriquez serà manifesto a todos, como esta profecia falaua da moderna restituiçam delRey Dom Ioam o IV se o mesmo Rey D. Affonso se incluir na primeira geraçam, em elRey D. Sebastiam se acha a descendencia adelgaçada, & se começa de seu filho elRey dom Sancho, quem negarà que ficou atenuadissima em elRey Dom Henrique, com que, ou na pessoa delRey D. Sebastiam, ou na delRey D. Henrique ficou a descendencia atenuada. E somente na restituiçam delRey Dom Ioam o IV se acha que Deus nosso senhor voltou os olhos, & vio, & constituio o nouo fundamento para a firmeza perpetua do Imperio Portugues.»

Manifesto do Reyno de Portugal, presẽtado a Santidade de Urbano VIII. N. S. pelas tres nações, portuguesa, francesa, catalan em que se mostra o direito com que el Rey Dom João IIII. Nosso Senhor possue seus Reynos, & Senhorios de Portugal, e as rezões, que ha para se receber por seu Embayxador o Illustrissimo Bispo de Lamego: dividido em doze demonstraçoẽs: traduzido de italiano em portuguez, Lisboa, 1643
(pp. 26-27)

quarta-feira, agosto 19, 2009

Repugnância


«Mas elRey Phelippe Principe Catolico, prudente, & riquissimo, mal aconselhado de algũs, & impaciente de toda a detença, desprezando os rogos do reyno, & a persuaçam do Pontifice, por authoridade propria, com força, & com mão armada subio ao trono real de Portugal, porem com contradiçaõ, & repugnancia do reyno, que se queixaua de ser esbulhado de seu direito, & com lamentos da senhora dona Catherina, que humildemente pedia socorro ao cèo, que hoje alcançou em fauor de seu neto.»


Manifesto do Reyno de Portugal, presẽtado a Santidade de Urbano VIII. N. S. pelas tres nações, portuguesa, francesa, catalan em que se mostra o direito com que el Rey Dom João IIII. Nosso Senhor possue seus Reynos, & Senhorios de Portugal, e as rezões, que ha para se receber por seu Embayxador o Illustrissimo Bispo de Lamego: dividido em doze demonstraçoẽs: traduzido de italiano em portuguez, Lisboa, 1643
(p. 19)

domingo, agosto 16, 2009

Linux vs. Windows: Uma questão de rapidez (2)


As coisas melhoraram ligeiramente para o Windows, no que respeita a carregar o sistema, talvez fruto das actualizações, mas continua muito, muito abaixo do Linux, que melhorou também substancialmente.

A experiência foi feita recorrendo ao mesmo computador (portátil com processador Intel Core Duo a 2GHz, memória de 1G), com arranque duplo: Windows Vista, Linux (Ubuntu 9.04). O Windows tem uma instalação mínima, com poucos programas. O Linux está todo artilhado, pois é o que uso mesmo. Por enquanto apenas fiz 3 provas.
1. Arranque do sistema

  • Windows Vista: 52 segundos, até o indicador de actividade do disco parar.
  • Linux: 32 segundos, até o indicador de actividade do disco parar.
2. Encerrar o sistema
  • Windows Vista: 32 segundos
  • Linux: 11 segundos
3. Abrir o OpenOffice, mesmíssima versão, clicando no mesmíssimo documento
  • Windows Vista: 21 segundos
  • Linux: 10 segundos

Em relação ao teste do ano passado, o Windows melhora bastante o arranque, talvez por ter desinstalado algumas coisas, como anti-vírus. Mas o Linux melhorou muito, também. O Linux continua a demorar pouco mais de metade do tempo a abrir, portanto.

No que respeita ao encerramento, não há diferença em relação ao ano passado. O Linux continua a demorar 1/3 do tempo a desligar.

Abrir o mesmíssimo documento na mesmíssima versão do OpenOffice demora o dobro do tempo em Windows. No ano passado a experiência era feita abrindo o OOo pelo menu, e não clicando num documento, portanto não se pode estabelecer comparação.

Da burrice


Na casa da minha mãe, que, apesar de ser uma mulher formada e culta, vê a TVI, vejo nas alegadas notícias desse canal que "Tomar tem segredos com 2000 anos". Isto dizia em rodapé. Fiquei curioso e agucei o ouvido. O repórter repetia que "Tomar tem segredos com 2000 anos, já que no século XII os Templários...". Aqui eu parei de ouvir, porque a estupidez e a burrice põem-me doente. Que quem escreveu o texto seja um analfabeto que desconhece operações aritméticas básicas já é escandaloso. Que nem o repórter, nem o apresentador, nem quem introduziu o texto em rodapé se tivessem dado conta da da da do (estou à procura de uma palavra, não encontro nenhuma) de quem escreveu o texto original, isso então ultrapassa todos os limites.

sábado, agosto 15, 2009

A sibila


Ouvi o presidente Cavaco dizer que não se "prenuncia" sobre questões políticas em período pré-eleitoral. Ficamos, portanto, a saber que o presidente Cavaco não é vidente nem astrólogo.

Uma questão de higiene

Que fique desde já claro que sou ateu, e estou-me nas tintas para a maneira como os outros vivem e manifestam a sua religião, desde que não me prejudiquem. É a velha história de a minha liberdade terminar onde começa a do outro. Mais, não vejo mal nenhum em que mulheres muçulmanas usem se dor de livre vontade véus, burcas, o que bem lhes aprouver. De resto, das muçulmanas que conheço só duas usam véu, e fazem-no de livre vontade e por convicção (uma delas até é portuguesa).

Vem isto a propósito de uma notícia que vi ontem na televisão, enquanto bebia café. Era o caso de uma senhora muçulmana num país francófono (havia coisas em francês), que de um dia para o outro viu ser-lhe vedado o acesso a uma piscina, por usar fato de banho completo. Sem coragem para assumir as suas xeno e islamofobia, o director dizia que o fazia por questões de higiene.

Ora vamos lá ver se eu entendo isto. Segundo esse senhor, a utilização de um fato de banho que cobre na íntegra o corpo, com excepção da cara, e portanto impede o contacto de fluidos corporais (suor, por exemplo) e da pele com a água, viola as normas de higiene. Já a utilização de fatos de banho normais, que permitem o contacto de fluidos corporais e uma maior superfície de pele com a água, esses permitem uma utilização higiénica do espaço. Não estou a perceber.

Ora essa, não serve para nada

À medida que vou mergulhando na bibliografia sobre a Restauração, vou-me dando cada vez mais conta de que a historiografia actual desconhece em absoluto as fontes de que estou a trabalhar apenas uma parte (embora já ultrapasse as 500 páginas de texto editado). Essa convicção tenho-a quer pelo que está escrito, quer pela omissão da referência às fontes nas bibliografias apresentadas. Há uma ou outra excepção, que indica e refere um ou outro das largas centenas de documentos inéditos e aparentemente não lidos - e não me refiro apenas aos que estão nos arquivos do Vaticano.

Talvez por estarem em latim, língua que, como toda a gente sabe, não serve para nada, e não faz qualquer sentido nos curricula de História, pardon my latin.


quinta-feira, agosto 13, 2009

Quanto pior melhor

Juntamente com a França e a Alemanha, Portugal está no grupo dos países da Zona Euro que primeiro acabou com a recessão e reiniciou o crescimento económico, para consternação da oposição, que assim vê escapar um importante trunfo eleitoral. Consternação bem visível na fronha dos seus dirigentes, do CDS ao BE, que, com ar fúnebre, comentaram este importante facto. Resta saber se, tal como responsabilizaram o governo pela crise internacional (!), vão agora dar-lhe crédito por ter terminado a recessão (ainda não a crise, infelizmente).

terça-feira, agosto 11, 2009

Da preguiça

A mim, que sou fraco de entendimento, custa-me muito perceber o que leva uma pessoa de aspecto saudável e jovem a subir dois ou três andares de elevador; mas o que me deixa deveras perplexo é ver uma pessoa de aspecto saudável e jovem DESCER dois, três ou mais andares de elevador.

quinta-feira, agosto 06, 2009

À vontadinha

P6160012

Ontem levei, excepcionalmente, o carro para Lisboa (como não sou rico, e tenho algumas preocupações ambientais, vou sempre de autocarro), por motivos que não interessam para o caso. Ia estacionar em frente à FLUL, e olhei a ver se tinha alguma coisa de valor à vista. Por momentos achei que era arriscado deixar o "Ulysses" ali no porta-luvas, ao léu. Mas depois bati na testa e pensei que na FLUL a reacção mais normal a um livro, sobretudo se for bom, é mais de fuga do que de tentação para roubar. E fui-me embora descansado.

quarta-feira, agosto 05, 2009

Outra virgem ofendida

A propósito dos saneamentos políticos no PSD por ordem da sua presidente, não deixa de ser curioso que seja a José Sócrates que se apelida de arrogante e autoritário, apesar de ele manter nas suas listas os seus adversários, e até ter sondado Manuel Alegre (mesmo dando de barato que sabia que a resposta seria negativa).

Por outro lado, Manuela Ferreira Leite mostra de novo que é uma política exímia e implacável, como de resto já tinha dado provas quando foi Ministra de Estado e das Finanças e deixou o país no estado em que se sabe, no que respeita a contas públicas, graças a medidas autoritárias e altamente nocivas às classes baixas e médias. Uma política exímia e implacável, bem longe da cândida e ingénua imagem que inventou à última da hora, para aparecer aos de memória curta como uma senhora que não percebe nada destas coisas da política, a tal ponto que nem sabe falar (Pacheco Pereira dixit).

terça-feira, agosto 04, 2009

Do conhecimento



«L'antiquité a cela de commun auec la renommée, qu'elle se cache dans les nuës, ou si elle se laisse voir, ce n'est que par des especes confuses, & en la mesme sorte que les obiects qui sont fort esloignez, paroissent à nos yeux. De tant de choses, dont elle auoit voulu informer la posterité, les connoissances nous en viennent si foibles, & si imparfaites, qu'elles ne font que nous laisser des doutes, pour des resolutions.»
Observations sur un livre intitulé Philippes le prudent, fils de Charles de Quint, verifié Roy legitime de Portugal, des Algarues, des Indes & du Bresil composé en latin par D. Iean Caramuel Lobkovvitz, religieux de l'ordre de Cisteaux, Docteur de Louvain, & Abbé de Melrose.
Antuérpia-Paris, 1640 (p. 131)



Este excerto retirei-o de um livro publicado em Antuérpia e Paris, em 1640, antes da Restauração, como se percebe com clareza. Sem indicação de autoria, apresenta-se como comentário à publicação em 1639 do "Philippus Prudens" de Caramuel Lobkowitz, o grande teórico das teses espanholistas.

habîbî yâ nûr 'aynaya

Acho que ando a exagerar na Umm Kulthum, no leitor de CD do carro: hoje a Carolina pôs-se a dançar a dança do ventre na praia. Juro. A esticar e a encolher a barriga, de braços no ar. À minha mãe ia-lhe dando ali mesmo uma pataleta.

segunda-feira, agosto 03, 2009

Well I never!

Na SIC-N Manuela Ferreira Leite diz-se chocada com as condições dos tribunais portugueses. É pena não se ter sentido igualmente chocada quando foi Secretária de Estado e Ministra de Cavaco Silva e de Durão Barroso, em 2 governos PSD. Ironia cruel, MFL tinha atrás de si João Aguiar Branco, com ar de virgem ofendida (pose bastante apreciada no partido). Sim, esse mesmo João Aguiar Branco, que foi o último Ministro da Justiça do PSD, e de quem não se tem notícia que tenha feito alguma coisa para resolver o que tanto agora choca a sua correlegionária, nem que ostentasse o mesmo fácies compungido quando tinha a seu cargo os tribunais portugueses.