sexta-feira, janeiro 04, 2008

Dakar

O cancelamento do Dakar 2008 é uma vitória retumbante do terrorismo internacional, e uma derrota vergonhosa da liberdade e da democracia. Cedendo à ameaça, a organização abriu, além disso, uma caixa de Pandora de consequências imprevisíveis. Qual será o próximo grande evento a ser cancelado por causa de uma ameaça terrorista? Jogos Olímpicos? Europeu de Futebol?

Note-se que não há, nesta minha posição, qualquer parti pris. Acho o automobilismo execrável, e acho que é um alívio ver-me livre dos entediantes "resumos do dia", que bem podiam ser imagens de arquivo, para mim aquilo é sempre igual.

A propósito, alguém me explica porque é que se diz que este seria o 30º Dakar? Ora bem, ou a minha matemática já não é o que era, ou há aqui algum dado que me está a falhar: se a primeira edição foi em 1979 e nós estamos em 2008, é fazer as contas. 2008 - 1979 = 29. Não me enganei pois não? Ou falta aqui algum dado? Como disse não tenho pachorra para marmanjos a acelerar carros badalhocos, não sou muito entendido no assunto.

1 comentário:

Maria Carvalho disse...

«A propósito, alguém me explica porque é que se diz que este seria o 30º Dakar? (...): se a primeira edição foi em 1979 e nós estamos em 2008, é fazer as contas. 2008 - 1979 = 29. Não me enganei pois não?»

Enganou sim: Se em 1979 houve o 1º Dakar e em 1980 o 2º, a sua conta neste caso

1980 - 1979 = 1

apesar de certa, não pode indicar que em 1980 tivemos o 1º Dakar, pois não? Tem de somar 1 ao resultado, porque em 1979 já aconteceu o primeiro evento. Analogamente, em 2008 teria sido o

30º = (2008 - 1979) + 1

Dakar.