quarta-feira, maio 18, 2011

Dos maiores de 23

A propósito do ataque do psd às "Novas Oportunidades", já se começam também a ouvir vozes a dizer mal dos acessos de maiores de 23 anos à Universidade, os antigos "ad hoc". Ataques soezes e injustificados. Posso dar testemunho de que até agora, na FLUL (a minha experiência na FCSH-UNL é recente), sem uma única excepção que me venha à memória, os alunos que entraram ao abrigo dos "maiores de 23" estão invariavelmente entre os melhores das turmas onde estão integrados, frequentemente mesmo até obtêm as mais altas classificaçõe da turma. São também, sem excepção, dos alunos mais interessados, aplicados e trabalhadores. É uma tremenda injustiça denegri-los como ainda hoje comecei a ouvir em alguns programas daqueles da TV para onde se liga a dizer de sua justiça (quase sempre baboseiras populistas).

Não me pronuncio (ou, como diz o presidente da república, não me "prenuncio") sobre as Novas Oportunidades, porque não conheço. Mas posso pronunciar-me sobre alguns casos de pessoas que conheço que fizeram aqueles antigos cursos em que num ano se fazia o secundário todo, e que chegaram à faculdade, através do "ad hoc", e que foram, também elas, das melhores da turma. É preciso ter algum cuidado com generalizações.

Sem comentários: