terça-feira, dezembro 05, 2006

Para não me perguntarem mais se estou doente

Aparecem cada vez mais cedo os anúncios prometendo emagrecimentos miraculosamente rápidos. Dantes apareciam mais pela Primavera, agora é durante o ano todo. Há dias reparei num que prometia a perda de 35 quilos "sem esforço". Ora o problema está precisamente aí: perder peso sem esforço é uma miragem, e na generalidade dos casos esses tratamentos redundam num ganho de peso ainda maior, a médio prazo, mesmo que no intervalo se tenham realmente perdido os quilos prometidos. Perder peso implica força de vontade e esforço. A sensação com que fico é a de que se pretende fazê-lo sem sacrifícios, comendo de tudo (e muitos promentem-no) e não levantado o rabo do sofá.

Vem isto tudo a propósito das interpelações que me têm sido feitas nos últimos meses, uns entusiásticos "mas que elegância!", geralmente seguidos de um mais contido e receoso "não é doença, pois não?". É que desde Abril deste ano já perdi 35 quilos, e conto perder mais uns 5. Passei de uns paquidérmicos 115 quilos para uns mais decentes 80 (para uma altura de 1,80m). E com 34/35 anos não se afigurava tarefa fácil.

Sem remédios milagrosos, mas com esforço, sacrifício, preseverança e muito bom-senso. Os ingredientes principais da passagem de baleia a ser humano foram:





  1. Uma dieta rigorosa mas racional - pouca carne, muito peixe (sempre cozidos ou grelhados, obviamente), muita fruta, imensos legumes, litros de sopa; quase nada de gorduras animais, excepto as obtidas em produtos lácteos, quase exclusivamente leite; distribuição das refeições ao longo do dia, comendo pouc0 muitas vezes. Numa primeira fase cortei com o pão, o que é um disparate, mas com o peso que tinha, era preciso ser radical. Não me custou nada. Este é o tipo de alimentação que gosto de fazer, e que sempre fiz com excepção daquele ano a seguir a deixar de fumar. A única alteração significativa foi cortar com as batatas fritas e com as sandochas de queijo grosso várias vezes ao dia. É que ninguém emagrece a enfardar uns chouriços assados como aperitivo, seguidos de um valente bife encharcado em molhanga com ovo a cavalo acompanhado de batatas fritas a nadar em óleo, e uma taçazorra de musse de chocolate como sobremesa.


  2. Um programa rigoroso e persistente de actividade física - nada de especial, na verdade. Passei a fazer a pé o percurso que dantes fazia de transportes, entre casa e o autocarro para Lisboa. São 25 minutos a andar a pé, não custa nada. A isto juntei, a partir de certa altura (já depois de ter perdido uns 10 quilos), corridas de 10 minutos no máximo. O problema é que o pessoal já acha que levantar o rabo do sofá para apanhar o comando da TV que caiu a 2 metros já é um esforço inultrapassável. Sem mexer o rabo não há emagrecimento que resulte, a não ser que seja com os tais produtos que a médio e longo prazo trazem sequelas graves (e muitas vezes uma obesidade ainda maior).

Cerca de 30 quilos (a menos) depois, achei que tinha graça ir para um ginásio, e consultar um nutricionista a ver se estava a fazer bem as coisas. A nutricionista achou que eu estava a comer pouco, mas que no essencial estava a fazer as coisas bem. O ginásio é uma maravilha, e já perdi bastante massa gorda, que no entanto não se nota muito no peso (menos 5 quilos em 3 meses), pois é acompanhada de um aumento significativo da massa muscular. Mas nota-se, e muito, na silhueta e na roupa. Menos 12 números de calças, em 9 meses.


Conseguiria os mesmos resultados se continuasse a fazer uma dieta irregular e a não levantar o rabo da cadeira senão para as operações mais essenciais? Evidentemente que não. Até podia passar uma fomeca durante uns tempos, como fiz em 2000, e perder uns bons quilos, mas depois voltava tudo ao mesmo ou a pior, como veio a acontecer. Agora já estou a fazer a minha alimentação normal, em quantidades até superiores ao que fazia - mas com mais qualidade - e o peso não só não aumenta como até continua a descer a um ritmo constante.


Mas o mais importante é mesmo a perseverança e a força de vontade. Antes de avançar para esta solução, tinha feito uma "dieta" daquelas em que se vai dando facadinhas diárias, e exercício físico só mesmo o de carregar nos botões do comando da TV ou dos teclados do computador e telemóvel. Ainda assim perdi 2 quilos. Num ano e meio. Não, assim não se vai lá.


Não estou a vender produtos nem penso abrir clínicas de emagrecimento. É que já começa mesmo a ser maçador estar a explicar várias vezes por dia como é que consegui perder 35 quilos em 9 meses, agora vou passar a andar com uns papelinhos, tipo cartão de visita, com o URL deste texto, e quando alguém me abordar com a pergunta do costume, despacho-o/a com um "ora faxavor de ver aqui neste URL o segredo da minha linha".


Dixi.

1 comentário:

Anónimo disse...

boas..gostei muito da sua explicação..mais ponto menos ponto foi a dieta que eu fis..com 16 anos e 1.90 de altura pesava cerca de 130 quilos..graças a deus consegui perder esses 35 quilos que andavam a mais..infelismente voltei a recuperar 15 numa fase menos boa..mas com força de vonta nas ultimas duas semanas ja perdi 5.. queria darlhe os meus parabens pelo seu triunfo.
abraço