terça-feira, março 01, 2011

Linux vs. Windows (volto à carga)

Eu sou do tempo em que se dizia que o Linux era muito complicado, que era um problema com a instalação de hardware, e outras cousas do tipo, algumas das quais eram verdade há 15-20 anos. Como deixei de usar windows regularmente há uns 15 anos, fui ficando desactualizado, no que a esse sistema operativo PAGO diz respeito. Sempre que o tenho de usar, no entanto, fico com uma pilha de nervos para o resto da semana.

Nada disto é novo, toda a gente que já usou os dois sistemas sabe que o windows está para Linux como uma carroça para um ferrari.

Hoje comprei um netbook com Windows 7 instalado (queria ver se era só no aspecto que era uma cópia descarada do Linux). Queria também ver se a lentidão que verificava nos computadores com Windows 7 que conhecia era mesmo sistémica. Assim que liguei, crash. Nova tentativa. Crash. Outra. Crash. Mais outra. Crash. Às vezes nem liga. Fica ali de ecran negro e nada. Ao fim de algumas horas de tentativas infrutíferas (comprado às 13:00, primeira vez que consegui abrir sem crash foi há pouco) lá consegui. Mas demora vários minutos até ligar mesmo e ficar operacional, como de resto já tinha observado em outros computadores com este Windows 7\. Espetei-lhe uma pen. Não reconhece. Tenta instalar não sei o quê. Falha. O mesmo que já tinha verificado em vários outros computadores com windows: mesmo quando acabam por reconhecer, primeiro têm de instslar cousas estranhas. Com Linux é só prantar a pen e já está.

Para mim chega. Meu bom velho Linux, fiável, sem crash, sem vírus, rápido, eficaz!

Sem comentários: