Já aqui narrei o processo kafkiano em que me vi envolvido para conseguir o milagre de uma consulta de alergologia no SNS. Recordo e resumo: depois de ter passado algum tempo sem consulta, por indicação do próprio médico, dirigi-me ao Hospital Distrital de Torres Vedras, como habitualmente, e solicitei marcação, como fiz com as anteriores consultas. Foi-me recusado, porque para marcar consulta primeiro tinha de ir à consulta para o médico me marcar consulta. Convencido de que a senhora estava bêbeda, à falta de outra explicação racional, dirigi-me ao hospital de doenças pneumológicas, onde de facto são as consultas, e outra senhora certamente bêbeda repetiu a recusa com os mesmos argumentos delirantes.
Por recomendação de amigos e familiares, fiz queixa. Mandei um email à Administração Regional de Saúde, com cópia para o Centro Hospitalar de Torres Vedras. Recebi resposta da ARS, a dizer que tinham contactado o CHTV a pedir esclarecimentos. Isto foi há 3 semanas. Do CHTV nem sequer um acusar de recepção, nem uma justificação. Nada. Neste fim-de-semana voltei a contactar a ARS, dizendo que do CHTV só tinha obtido um silêncio burocrático.
Hoje chegou-me pelo correio uma cartinha do CHTV a dizer que tinha consulta marcada dentro de 2 semanas. Uma carta igualzinha a outras que sempre recebi em circunstâncias semelhantes para outras especialidades, mas que, inexplicavelmente, me estava até agora a ser recusada pelo CHTV. Quando no dia da consulta for registar ao balcão, se for a mesma senhora vou-lhe perguntar se custou assim tanto.
Fazer queixa resulta mesmo, embora seja lamentável que numa situação tão simples como esta eu tenha sido forçado a fazê-lo. E é pena que neste país as pessoas geralmente prefiram amochar em vez de se queixarem junto das entidades competentes. É que resulta mesmo.
Por recomendação de amigos e familiares, fiz queixa. Mandei um email à Administração Regional de Saúde, com cópia para o Centro Hospitalar de Torres Vedras. Recebi resposta da ARS, a dizer que tinham contactado o CHTV a pedir esclarecimentos. Isto foi há 3 semanas. Do CHTV nem sequer um acusar de recepção, nem uma justificação. Nada. Neste fim-de-semana voltei a contactar a ARS, dizendo que do CHTV só tinha obtido um silêncio burocrático.
Hoje chegou-me pelo correio uma cartinha do CHTV a dizer que tinha consulta marcada dentro de 2 semanas. Uma carta igualzinha a outras que sempre recebi em circunstâncias semelhantes para outras especialidades, mas que, inexplicavelmente, me estava até agora a ser recusada pelo CHTV. Quando no dia da consulta for registar ao balcão, se for a mesma senhora vou-lhe perguntar se custou assim tanto.
Fazer queixa resulta mesmo, embora seja lamentável que numa situação tão simples como esta eu tenha sido forçado a fazê-lo. E é pena que neste país as pessoas geralmente prefiram amochar em vez de se queixarem junto das entidades competentes. É que resulta mesmo.
2 comentários:
Devo ser um caso raro de frequentador assíduo de hospitais sem ter problemas nem motivos de queixa, a não ser (o que até nem é comum) algumas horas de espera em determinadas especialidades.
Ontem fui ao Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, para marcar a minha primeira consulta de dermatologia. No balcão dizem-me: "Pode vir na segunda-feira às 8h?"
Pois é: menos de uma semana de espera por uma consulta.
Nem tudo está perdido: mas se estiver (como parece ser o caso de Torres Vedras), concordo com a reclamação!
Mas eu também nunca tinha tido, tirando com a alergologia, por isso é que fiquei tão danado com esta situação. Apesar de tudo acho que temos um bom SNS. Nunca esperei mais do que 1 mês por consulta de rotina no meu centro de saúde, por exemplo, e o normal é uma ou duas semanas.
Como termo de comparação, ainda no Sábado fui com uma amiga e o seu bebé às urgências pediátricas do Hospital da Luz. Não fomos nem mais bem atendidos nem o fomos mais rapidamente do que quando vou com os meus sobrinhos às urgências pediátricas do CHTV. Mesmo na sala de espera a única diferença assinalável era que a TV era toda amaricada, com informações internas, e com um DVD infantil, enquanto no CHTV é uma televisão ordinareca ligada na RTP.
A única vantagem que vejo nos privados é (e nem sempre) a facilidade de obtenção de consulta. E sim, é verdade, a burocracia é um bocadinho menor.
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