quarta-feira, dezembro 10, 2008

Correio normal, por favor

Não percebo o que é que certas instituições têm contra os correios tradicionais, e as levam a usar serviços como a DHL e a UPS. Em 2006 fiz uma encomenda dos EUA, que ainda não recebi, enviada, sem o meu consentimento, via DHL. A única coisa que na verdade recebi foi um telefonema, largas semanas depois do envio, a dizer que a encomenda estava a chegar, e que teria de pagar uma pequena fortuna, se quisesse que ma entregassem em casa (80€). Ainda hoje estou à espera. Entretanto tenho recebido muitas encomendas dos EUA e Inglaterra, via correio tradicional, sem custos aberrantes, sem perdas, sem atrasos.

Vem isto a propósito de uma encomenda de que estou à espera da Biblioteca Apostolica Vaticana, que, sem o meu consentimento, decidiu enviar-ma via UPS. Mais de uma semana depois do envio, recebo finalmente um telefonema de um senhor a perguntar se hoje estaria em casa. E cá estou. A faltar a compromissos assumidos, preso em casa, porque não me sabem dizer sequer se vêm de manhã, se à tarde. Tenho recebido encomendas do Arquivo Secreto Vaticano, via correio normal, e que me chegam 2 ou 3 dias depois do envio, sem custos significativos, e independentemente de eu estar em casa ou não.

Não percebo, continuo sem perceber, o que leva instituições e empresas a usar estes serviços, que não são mais rápidos do que os correios normais, não são mais seguros do que os correios normais, e são muito, mesmo muito, mutíssimo mais caros do que os correios tradicionais.

Sem comentários: