quinta-feira, março 04, 2010

Cousa espantosa de ver


Logo na terça feyra a noite ouue banquete de cea na sala de madeyra, em que el Rey, e a Raynha, e o Principe, e Princesa comeram, e com elles o Duque, e o senhor dom Iorge, e Rodrigo Dilhoa Embaixador, todos em hũa grande mesa, com muytos grandes dorseis de brocado, que tomauam toda a sala a traues, e na primeira mesa da mão direyta comia o Marquez de Villa Real com as senhoras, donas, e damas, e na primeira da mão esquerda o Arcebispo de Braga, e o Bispo Deuora, e Bispos, e Condes, e pessoas principaes do conselho, que eram muytos de hũa parte, e da outra, assi homens como molheres. E a mesa del Rey com todolos officiaes vestidos de brocados, e seruida por moços fidalgos, que seruiam de tochas, e bacios, ricamente vestidos. E as outras mesas todas com trinchantes, e officiaes vestidos de ricas sedas, e brocados, e muy galantes, e assi os moços da camara ordenados a cada mesa todos vestidos de veludo preto.

No qual banquete ouue infinitas, e diuersas igoarias, e manjares, e singular concerto e abastança, e muytas, e assinadas cerimonias. E quando leuauam a mesa del Rey as igoarias principaes, e fruita primeira, e derradeira, e de beber a elle, e a Raynha, e ao Principe, e Princesa, hiam sempre diante dous e dous, muytos porteiros de maça, reys darmas, arautos, e passauantes, os porteiros mores, quatro mestres salas, o veador, e os veadores da fazenda, e detras de todos o mordomo mor, e todos hiam com os barretes na mão ate o estrado, onde faziam suas grandes mesuras, e os veadores da fazenda hiam com os barretes na cabeça ate o meyo da sala, e do meyo poir diante os leuauam na mão, e o mordomo mor hia sempre cuberto ate o fazer da mesura, que juntamente fazia, e tiraua o barrete.

E era tamanha cerimonia, que duraua muyto cada vez que hiam a mesa. E o estrondo das trombetas, atambores, charamelas, e sacabuxas, e de todos menistres era tamanho, que se não ouuiam, e isto se fazia cada vez que el Rey, a Raynha, o Principe, a Princesa bebiam, e vinham as primeiras igoarias a mesa, e a copeira era cousa espantosa de ver.

Garcia de Resende, Vida e Feitos del Rey Dom Ioam segundo, CXXIV. INCM, 1973

Sem comentários: