domingo, agosto 16, 2009

Linux vs. Windows: Uma questão de rapidez (2)


As coisas melhoraram ligeiramente para o Windows, no que respeita a carregar o sistema, talvez fruto das actualizações, mas continua muito, muito abaixo do Linux, que melhorou também substancialmente.

A experiência foi feita recorrendo ao mesmo computador (portátil com processador Intel Core Duo a 2GHz, memória de 1G), com arranque duplo: Windows Vista, Linux (Ubuntu 9.04). O Windows tem uma instalação mínima, com poucos programas. O Linux está todo artilhado, pois é o que uso mesmo. Por enquanto apenas fiz 3 provas.
1. Arranque do sistema

  • Windows Vista: 52 segundos, até o indicador de actividade do disco parar.
  • Linux: 32 segundos, até o indicador de actividade do disco parar.
2. Encerrar o sistema
  • Windows Vista: 32 segundos
  • Linux: 11 segundos
3. Abrir o OpenOffice, mesmíssima versão, clicando no mesmíssimo documento
  • Windows Vista: 21 segundos
  • Linux: 10 segundos

Em relação ao teste do ano passado, o Windows melhora bastante o arranque, talvez por ter desinstalado algumas coisas, como anti-vírus. Mas o Linux melhorou muito, também. O Linux continua a demorar pouco mais de metade do tempo a abrir, portanto.

No que respeita ao encerramento, não há diferença em relação ao ano passado. O Linux continua a demorar 1/3 do tempo a desligar.

Abrir o mesmíssimo documento na mesmíssima versão do OpenOffice demora o dobro do tempo em Windows. No ano passado a experiência era feita abrindo o OOo pelo menu, e não clicando num documento, portanto não se pode estabelecer comparação.

Sem comentários: